Qual o melhor tratamento para a Ansiedade?
- Anabela do Rosário Cruz
- 16 de dez. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 21 de dez. de 2024
Curar a Ansiedade, significa entrar em remissão, eliminar os sintomas físicos, mentais (de preocupações e alterações de raciocínio) e os sintomas comportamentais (de evitação, de luta ou fuga e de busca incessante pelo alívio).
Eliminar estes sintomas, conseguir recuperar a capacidade de trabalhar, de se relacionar e recuperar aquilo que a ansiedade lhe tirou e ter uma resiliência, para não voltar aquele ciclo mesmo que o mundo lhe traga adversidades, Isso é cura.
Como fazer isto de forma natural, sem medicações e de forma definitiva?
A ideia é ter ferramentas para que saiba lidar com qualquer tipo de ansiedade que surja na sua vida sem deixar que ela o paralise, usando somente a ansiedade para aquilo que foi feita que é para o motivar e não para o paralisar ou ficar escravo da evitação.
A ansiedade tóxica toma as decisões por si, com base no que quer evitar e sentir; naquilo que não quer sentir e tira-lhe o poder de escolher o que quer fazer.
As benzodiazepinas (ansiolíticos ou calmantes) anestesiam o cérebro e a pessoa fica com uma capacidade de raciocínio menor, fica menos inteligente e perde a neuroplasticidade, ficando dependente delas e ao retirá-las, fica na mesma.
Se tomar antidepressivo pode melhorar em 4 a 6 semanas, mas o que acontece é que vai ficar menos sensível tanto às coisas negativas, como às positivas, deixando de sentir prazer mesmo nas coisas positivas ou seja não se vai sentir triste, nem alegre.
O antidepressivo atua na área da amígdala estendida e não atua na parte do córtex pre frontal e, por isso, não constrói uma memória de segurança que é preciso construir, para ficar sensível às coisas positivas.
Com o antidepressivo fica anestesiado, pode ter uma queda de libido, da concentração geral, do metabolismo, ter sintomas horrorosos de descontinuação que é como se fosse uma abstinência.
Podem funcionar por um tempo e depois param de funcionar porque não mudam comportamentos e pensamentos e o ciclo da ansiedade continua. As sensações são o menos importante apesar de nos deixarem desesperados.
Não existe forma de tratar a ansiedade só com medicação, apenas é facilitadora da neuroplasticidade.
O tratamento mais eficaz e que cura é um treino para a ansiedade, que tem como base a psicologia cognitiva Comportamental, que além de minimizar os sintomas físicos, trabalha os pensamentos e os comportamentos.
댓글