top of page

All Posts

No Ano de 2025.
No Ano de 2025.

Prepare-se, só precisa agir e não ficar à espera que algo aconteça. Se tem ideias, é hora das colocar em prática.

O ano de 2025, é muito promissor se quiser, basta colocar-se em movimento, já sabe se fizer da mesma maneira os resultados serão os mesmos. Por isso, se não está contente, está na hora de mudar as estratégias e só assim os resultados serão diferentes.

Seja a agente da sua vida, neste novo ano e diga basta aquilo que já não lhe serve.

Coloque-se em campo, seja mais positiva e deixe o passado, o passado já passou. Está na hora de olhar para a frente, para o presente e para o futuro.


Excelente Ano de 2025!

Da sua Psicóloga

Anabela do Rosário Cruz

 
 
 


Andar no piloto automático, pode gerar depressão e ansiedade. Umas das técnicas para deixar de andar no piloto automático é o mindfullness. O nosso cérebro tem uma enorme capacidade para criar conexões nervosas e ligar novos circuitos ao longo da vida.

Está provado que o viver no presente faz as pessoas mais felizes.


Esta prática não é somente através da meditação, mas pode praticá-la todos os dias durante 3 minutos. Aumenta a felicidade e a concentração.


Todas as vezes que perceber que está a fazer uma tarefa automaticamente, quer seja a lavar a loiça e não está presente, ou começou a ter uma dor e não sabe o que está a acontecer, se perceber que está a fazer algo que não percebeu que estava a fazer, quando estiver distraído com algo pergunte para si “isto que me distraiu é um pensamento ou um sentimento, só pergunta isto, até pode ser que nem responda.


Por exemplo, se estou a preparar uma aula e de repente começo a pensar na mensalidade do colégio do meu filho que tenho que pagar porque me esqueci, distrai-me, sai do que estava a fazer e então vi que era um pensamento ou então comecei a fazer um vídeo ou a dar uma consulta e comecei a notar que sai do momento presente, comecei a incomodar-me com uma dor nas costas, então percebi que é um sentimento, é uma sensação.


Então a primeira forma de treinar, quando perceber que se distraiu, pergunte para si é um sentimento ou um pensamento. Se conseguir responder ótimo, senão. Só esta pergunta ativa o sistema da concentração e já ativa o modo presente e retoma a direção novamente.


Outra forma, é deixar 4 alarmes no telemóvel em horas aleatórias durante o dia e quando tocar esse alarme pensa: pensamento ou sentimento, pergunta agora estou a pensar ou estou a sentir, o que é que estou a pensar ou a sentir, estou a pensar ou a sentir algo? Faça isto 4 x ao dia, se fizer isto já vai notar diferenças na forma como está conectada e na concentração. Já tem benefícios do modo presente.


O outro hábito é de sentar-se e levantar-se. Quando se sentar e levantar é perguntar o que estou a sentir quando me levanto ou sento, ao longo do dia quando se sentar ou se colocar de pé, perguntar que sensação estou a ter no corpo, quando mudar de posição pensar o que estou a sentir, tenho a perna contraída, o meu joelho doe-me, estou a sentir o músculo da barriga contraído, estou a sentir o meu pé contra o chão.


1º hábito do pensamento ou sentimento – Estou distraído, pensamento ou sentimento, só o pensamento já ativa o sistema da concentração.


2º hábito quando tiver a mudar de posição o que é que eu senti, o meu joelho a doer, senti a minha perna, senti o meu pé no ar.


Este 2 hábitos já são treinos de mindfullness.


É um treino tanto para quadros ansiosos quanto depressivos. Fazendo isto 4x ao dia já está a sair do piloto automático.



 
 
 

Atualizado: 21 de dez. de 2024

Curar a Ansiedade, significa entrar em remissão, eliminar os sintomas físicos, mentais (de preocupações e alterações de raciocínio) e os sintomas comportamentais (de evitação, de luta ou fuga e de busca incessante pelo alívio).


Eliminar estes sintomas, conseguir recuperar a capacidade de trabalhar, de se relacionar e recuperar aquilo que a ansiedade lhe tirou e ter uma resiliência, para não voltar aquele ciclo mesmo que o mundo lhe traga adversidades, Isso é cura.


Como fazer isto de forma natural, sem medicações e de forma definitiva?

A ideia é ter ferramentas para que saiba lidar com qualquer tipo de ansiedade que surja na sua vida sem deixar que ela o paralise, usando somente a ansiedade para aquilo que foi feita que é para o motivar e não para o paralisar ou ficar escravo da evitação.


A ansiedade tóxica toma as decisões por si, com base no que quer evitar e sentir; naquilo que não quer sentir e tira-lhe o poder de escolher o que quer fazer.


As benzodiazepinas (ansiolíticos ou calmantes) anestesiam o cérebro e a pessoa fica com uma capacidade de raciocínio menor, fica menos inteligente e perde a neuroplasticidade, ficando dependente delas e ao retirá-las, fica na mesma.


Se tomar antidepressivo pode melhorar em 4 a 6 semanas, mas o que acontece é que vai ficar menos sensível tanto às coisas negativas, como às positivas, deixando de sentir prazer mesmo nas coisas positivas ou seja não se vai sentir triste, nem alegre.


O antidepressivo atua na área da amígdala estendida e não atua na parte do córtex pre frontal e, por isso, não constrói uma memória de segurança que é preciso construir, para ficar sensível às coisas positivas.


Com o antidepressivo fica anestesiado, pode ter uma queda de libido, da concentração geral, do metabolismo, ter sintomas horrorosos de descontinuação que é como se fosse uma abstinência.


Podem funcionar por um tempo e depois param de funcionar porque não mudam comportamentos e pensamentos e o ciclo da ansiedade continua. As sensações são o menos importante apesar de nos deixarem desesperados.


Não existe forma de tratar a ansiedade só com medicação, apenas é facilitadora da neuroplasticidade.


O tratamento mais eficaz e que cura é um treino para a ansiedade, que tem como base a psicologia cognitiva Comportamental, que além de minimizar os sintomas físicos, trabalha os pensamentos e os comportamentos.





 
 
 
A.png
símbolo facebook

PSIQUE - ESPAÇO TERAPÊUTICO

Rua de Santa Ana, 3-A

2530-414 Miragaia (Lourinhã)

​

Online/Presenciais (Miragaia-Lourinhã - junto à associação e perto da escola Básica Dr. Rodrigues Pereira)

​

Atenção: Este site não oferece tratamento ou aconselhamento imediato para pessoas em crise suicida. Em caso de crise, ligue para 112 (INEM) / 808 24 24 24 (SNS 24) ou acesse o site https://www.sns24.gov.pt/guia/quando-ligar-sns-24-ou-inem/. Em caso de emergência, procure atendimento em um hospital mais próximo.

LIVRO DE RECLAMAÇÕES

​

bottom of page